quinta-feira, 12 de março de 2009

"APRESENTAÇÃO / ENUNCIADO"
.
Na sequência do trabalho do semestre anterior, pretende-se que os alunos se confrontem com um conjunto de textos cujo sedimento cultural é património comum da prática teatral do Ocidente.
Pretende-se que os alunos façam um percurso comparativo entre épocas, géneros teatrais e métodos de trabalho diversificados, que lhes permitam ter, por um lado uma percepção mais clara sobre as diferentes poéticas subjacentes, e, por outro o confronto com as diferentes propostas de trabalho dos professores responsáveis pelos respectivos módulos.
Pretende-se que os alunos adquiram e consolidem um saber teórico-prático que tenha uma expressão significativa na qualidade da sua interpretação. Assim, os alunos deverão aprofundar um conjunto de técnicas interpretativas, que lhes permitam enriquecer o léxico indispensável ao trabalho do actor.

Programa
O 2º módulo do 2º ano é dedicado ao trabalho sobre o Teatro Clássico sendo que o autor escolhido para a turma B foi William Shakespeare (1564-1616), pela representatividade das suas obras.
Shakespeare determinou as práticas do teatro europeu, através de uma obra diversificada e heterogénea, cânone do teatro ocidental.
O trabalho com os alunos será desenvolvido através de quatro linhas de força fundamentais:
1. Análise dramatúrgica dos textos a trabalhar, tendo em consideração o seu enquadramento histórico e cénico.
2. Trabalho de elocução sobre o material proposto, partindo das noções de ritmo e musicalidade inerentes à riqueza da linguagem do autor.
3. Trabalho de improvisação na procura da criação de um universo dramatúrgico e de uma gramática comum ao grupo.
4. Trabalho de aprofundamento técnico e artístico, a partir das noções de rigor, eficácia cénica e comunicação.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário