segunda-feira, 25 de maio de 2009

VOZ para VÓS - CONCERTO
.
Tempo para um pequeno parêntises no nosso diário de bordo, para vos convidar a participar no nosso processo ao vir assistir ao Concerto dos alunos de 2º Ano, com o objectivo de angariar fundos que revertem a favor dos exercícios finais.
.
No próximo domingo dia 31 de Maio, no Grande Auditorio da ESTC.
.
Não percam!


EM GRANDE!


Finalmente, a pisar o palco do Grande Auditório, por enquanto, uma vez por semana. Dão-se os primeiros passos seguros a caminho de um guião. Tenta-se aproveitar ao máximo o tempo que nos dão neste espaço para nos apropriarmos dele. A adaptação ao texto também está perto de estar concluída e, em breve, não teremos razões para não respirarmos esta tempestade.
.
FECHAR HIPÓTESES


Com a apresentação das últimas propostas de narração por parte dos alunos, e agora que abrimos ao máximo as hipóteses de levar este texto a cena, chegou a altura de fazer escolhas e começar a projectar na realidade o nosso exercício. As últimas propostas deixaram no ar a utilização de projecções de vídeo, tomando as mais diversas formas. A tecnologia aliada à manipulação do artesanal que explorámos noutros momentos, nomeadamente numa curta visita à sala de música, promete…
..

sexta-feira, 15 de maio de 2009

"Como deverá ser a ACÇÃO"


Semana marcada pelo alinhamento do esqueleto do espectáculo, a partir do qual se trabalha a composição e ligação das diferentes acções propostas paralelamente à dramaturgia em desenvolvimento.
A equipa de Design de Cena inicia as apresentações das propostas plásticas a enquadrar nas acções. Simultaneamente a equipa da Produção planifica os diferentes consumíveis necessários para as experimentações, tal como delineia um Concerto para angariação de fundos.
.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

“COMO CONTAR UMA HISTÓRIA”

.

Apresentação de acções em torno dos conceitos de ilha enquanto casa - espaço quotidiano, camuflagem, partitura, construção, destruição, frio, calor, desconforto...
Oportunidade para os alunos de Design de Cena terem intervenção directa nas cenas propostas, trabalhando junto dos actores ao apresentarem soluções plásticas para figurinos, cenário e adereços de cena. Um resultado surpreendente que nos deixou a todos com àgua na boca para experimentá-las em ponto grande, no palco do Grande Auditório.
Pratica-se um exercício em conjunto – como contar esta história? Que zonas do texto, A Tempestade, podem ser narradas, e que factos é que têm de ser, obrigatoriamente, relatados afim de servir os sentidos do texto e provocar a compreensão do público.
Tempo também para a primeira visita técnica da turma de Produção ao Grande Auditório, com o objectivo de fazer alguns levantamentos de material, preparar a plateia e libertar o espaço para em breve começar a receber as duas turmas.

.

sábado, 2 de maio de 2009

“HÁ CHEGADO A ALTURA DE PASSARMOS À ACÇÃO”


Começámos à procura de aplicações para os conceitos escolhidos pela turma, resultantes da pesquisa individual e do brain...storm em aula da semana passada. Trabalham-se os conceitos de poder, de controle, orquestração, calculismo, repetição sempre com o contexto do pós-náufrago em mente, que um texto como o d’ A Tempestade “pede”. O elemento àgua está presente em quase todos os quadros apresentados pelos alunos. É tempo de ouvir, também, os pontos de partida da pesquisa até agora realizada pelos alunos de Design de Cena e as suas propostas cénicas. Surgem as primeiras propostas relativas ao som/sons que fazem sentido serem utilizados em cena. Aqui ficam algumas imagens que documentam apenas parte do que se passa dentro da sala 108; daqui para a frente, qualquer momento resultante das experimentações pode vir a resultar num produto final e ser demasiado revelador do que em Julho se passará.
Há que manter a expectativa…
.